segunda-feira, 31 de março de 2008

Argument Clinic!

I wanna a discussion plz!rs lol



=PPP

domingo, 30 de março de 2008

Qual o seu Destino? - Parte 01

Terminal Intermodal Mandala
Local: Jacareí-SP - Brazil
Data do Projeto: 17/08/2007 a 29/11/2007

Sinto saudade do seu sorriso,
Sinto vontade de conhecer o mundo,
E principalmente,
Sinto falta de algo por mim desconhecido.
Mas desconfio que aquele sorriso me espera,
E desconfio que o mundo já me conhece,
E principalmente desconfio,
Que conheço aquele algo desconhecido.
Então deve ser por este motivo,
Que desconfio que o mundo já me conheça,
Pois deve ser este o meu destino,
Ir atrás daquilo que sinto falta,
Então espero que continue sorrindo,
Pois sim, este será o meu próximo destino.

Acho que de todos os projetos que já fiz, este é o que tem mais a minha marca…ele foi pensado em um único dia, em um único momento, em único segundo, em uma únima tentativa de salvar minha alma, em uma única, mas não a primeira nem a última, tentativa de auto-conhecimento! As vezes eu tenho medo de como os projetos subtamente são desenhados em minha mente de uma maneira quase instatânia e espontânea, mas um final de um filme resume bem o que estou tentando dizer:


De certa forma admito que fui Egoísta² em um certo aspecto, ao invés de visualizar a população andando no edifício como nos outros projetos (e como deve ser…), grande parte dos espaços foi pensado em minha pessoa passeando por eles, pois era uma certeza que só assim seria possível evidenciar o sentimento que quero passar. Em um futuro post eu coloco o porque desta decisão e a relação dela com Arquitetura!

Mas vamos lá, lembrando que este é um projeto de um Terminal Intermodal, é importante lembrar disso quando começarem a ler o Partido Arquitetônico…

“Qual o seu destino?

São Paulo, Rio de Janeiro, se tornar Arquiteto ou mudar o mundo?
Inicialmente sim, seu destino é aquela cidade ou lugar onde você busca ficar mais próximo dos seus sonhos ou das suas responsabilidades, é para lá que se deve ir, por este motivo que se procura um meio de atingir estes objetivos, e este meio de atingir aquele destino é o que estamos aqui projetando: um lápis para destinos assim escrever, uma plataforma de embarque e desembarque para destinos já traçados, ou como quiser chamar da forma mais tradicional, um terminal Intermodal.
Não é muito difícil pensar nas diversas motivações que incendeiam as pessoas para procurar um terminal Intermodal: basicamente, viajar. Mas por qual motivo?
- Turismo e Cultura;
- Negócios;
- Saúde;
- Parentes;
- Saudade de alguém muito importante…
E assim os diversos destinos são definidos, São Paulo, Rio de Janeiro, se tornar Arquiteto ou mudar o mundo. Ir a São Paulo para se tornar Arquiteto, para então ir ao Rio para mudar o mundo?
Qual o Seu destino?

??

??

??

O deste projeto é de se tornar um espaço onde a interatividade, funcionalidade e principalmente o sentimento sejam as bases arquitetônicas e urbanísticas. Destino não será somente aquela cidade que se deseja visitar por diversos motivos, será o partido das formas arquitetônicas, será o caminho pelo qual as pessoas percorreram em suas vidas.
Essas formas devem estimular uma nova visão para os usuários do espaço através de duas diferentes visões:
1 - Destino feito por você: Toda a concepção formal do projeto estará dentro deste conceito, por este motivo a forma será totalmente orgânica. Isto se deve pelo óbvio motivo que a cada dia existe a possibilidade de mudar alguma coisa em sua vida devido as suas escolhas, ou seja, você escreve o seu destino.
2 - Estimulo ao pensamento: é aqui que a arquitetura deve fazer valer o seu nome, visto que ela não deve se tornar um espaço frio, deve conter sentimento, e o sentimento que pretendo dar as pessoas usuárias do espaço é o de poder. Como o caminho esta sendo traçado e o fim é desconhecido é interessante tomar partido de deixar locais de observação para horizonte e para o céu, pois o horizonte desperta o pensamento do agora e o céu estrelado deixa o mistério do futuro em aberto para novos rumos.
Sim, talvez existam coisas que são imutáveis ou já estão traçadas, mas pensar que tudo já esta totalmente solidificado é de certa forma privar a sua mente de conquistar liberdade sobre sua vida e ações. Neste quesito a dualidade como forma de contrapor pensamentos é de suma importância, pois quando se coloca lado a lado idéias distintas, existe uma clara visão e percepção da mensagem que se quer passar. A semiótica subjetiva através de seus símbolos também é de grande importância para compreensão da idéia.

Por estes motivos que serão projetados no centro do terminal dois murais interativos intitulados “Qual o seu destino?” e “Escreva seu Destino!”. O primeiro mural conterá vídeos e imagens de diversos destinos para onde o terminal fornece itinerário, a idéia é a de mostrar novos horizontes e despertar um sentimento de busca por estes lugares, além de deixar as pessoas mais a vontade e interagir com o local, visto que grande parte dos terminais rodoviários são puramente frios e racionais em suas dinâmicas, são simplesmente um posto de embarque e desembarque.
O segundo mural terá a total participação dos usuários do terminal, onde as pessoas poderão escrever para onde elas estão indo, seja para São Paulo, Belo Horizonte, Caieiras ou Paranapiacaba. Aqui a subjetividade esta sendo posto em prática, pois a idéia principal do mural é de mostrar as pessoas, que ao escrever para onde estão indo, estão subjetivamente interagindo com a idéia principal do terminal, ou seja, estão escrevendo seu “destino”.
Outra característica do terminal será a de ser o mais auto-suficiente possível, promovendo uma arquitetura nos moldes da sustentabilidade, onde serão incorporados às formas, estruturas técnicas e dispositivos que promovam a melhor iluminação e ventilação para um melhor conforto ambiental.
Demonstrar sentimento e fazer valer a força de ações de uma vida é um grande desafio a ser conquistado dentro do projeto. Fazer as pessoas acreditarem no seu potencial a ser ainda demonstrado ou faze-las buscar incessantemente aquilo que elas ainda desconhecem são outros desafios. Despertar um sentimento, esta é a grande mágica da qual a arquitetura é capaz, se uma pessoa se sentir especial, se sentir capaz de fazer seu trabalho ser reconhecido, entender a lógico do projeto, se sentir capaz de “mudar o mundo”, todo o esforço já terá sido válido. É para estas pessoas que o terminal será construído e é com esta idéia de que os “destinos” a serem percorridos por todos os ônibus são uma nova oportunidade de aproximar pessoas e realizar seus sonhos que este terminal será construído.”

Desta forma apresento aqui o desenho de Implantação numa qualidade não tão boa, quem quiser ver o projeto em pranchas e talz eu posso enviar os arquivos pdf, só pedir, ou visitar a faculdade, já que o projeto plotado vai estar por lá:

Husky