sexta-feira, 5 de setembro de 2008
GENTILEZA URBANA!!!
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
MAGNITUDE E COMPLEXIDADE...
Esta foi a idéia do arquiteto Christian de Portzamparc, que aceitou o convite de projetar a Sede da Orquestra Sinfônica Brasileira.A partir de suas reflexões sobre vazios e cheios, integração com o espaço urbano e geometrias que se completam, o Arquiteto concebeu a CIDADE DA MÚSICA, inspirado em grandes mestres brasileiros, entre eles, Oscar Niemeyer.
Para Portzampac, um apaixonado pela música, trata-se mais de uma questão de filosofia estética. Explica que na Barra da Tijuca, a inexistência de uma marca, natural ou simbólica, convidava a criar uma presença forte, atraente, um tanto espetacular, mantendo, ao mesmo tempo, uma íntima relação com a cidade.
A concepção da forma livre na sua essência, simbólica nas referências e surpreendente nos visuais que oferece, está diretamente ligada a sensibilidade pela música, a dimensão do tempo musical na busca pela espacialidade e pela acústica perfeita.
A Cidade da Música terá aproximadamente 90 mil m² de área construída.
A estrutura compõe-se, basicamente, de duas lajes pararlelas, estruturadas internamente por uma grelha em concreto protendido.A edificação divide-se em quatro grandes conjuntos funcionais localizados entre os planos da esplanada e da cobertura.
A Grande Sala é o principal desses conjuntos. Os outros blocos abrigam os demais equipamentos: sala de música de câmara, sede da OSB, salas de ensaio e camarins, sala elétro-acústica, os cinemas, mídiateca e restaurante. Com as grandes estruturas em concreto armado, as paredes externas das fachadas serão em concreto aparente, com acabamento liso.
As rampas serão feitas sobre estrutura de estacas de concreto pré-moldado.
Mais Info...
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Sistema Flare! Fachada Dinâmica!
A promessa aqui é essa: " 'Flare' é um sistema modular que cria fachadas dinâmicas para qualquer prédio ou parede desejada. Atua como uma pele viva na fachada do edifício, proporciona expressão, comunicação e interatividade com o ambiente!"
Bom, ao menos é isso que promete a fabricante do produto!rs
O dinamismo funciona da seguinte forma: Cada peça de metal da fachada reflete um brilho diferente de acordo com sua posição em relação ao Sol.
Quando a peça, que é controlada por computador e pistões pneumáticos, se movimenta, suas faces são sombreadas e dessa forma acabam atuando como um pixel preto ou branco.
Dessa forma, por reflexão, podemos dizer que cada peça que compõe a fachada do edifício funciona como um pixel do seu monitor, onde quando eles se posicionam, diversas imagens podem ser formadas, sendo assim, você pode nunca ter uma fachada igual por diversas serem as possibilidades de desenho!
Pra saber mais clique aqui!
That's it!