segunda-feira, 14 de abril de 2008

Centros Culturais sem Cultura


Finalmente consegui um tempinho para postar algo, e estava eu, pesquisando estudos de caso de centros culturais, encontrei algo interessante, sobre o Centro Cultural Oscar Niemeyer. É o da foto acima.

É sobre o cardêarte, a mistura de cadeado, e cadê a arte. Fui uma manifestação de dois jovens, sobre o mau uso do centro cultural, e com certeza eles estão certos. Não adiante nada criar um espaço físico, e dizer que é centro cultural, se não existe nada de cultura e nem de arte. O centro estava sendo usado como bazar, putz, é dose isso.

É preciso ter uma real função, mas como no Brasil existe muita politicagem, e quase nenhuma política. Acabam gastando milhões na construção, para depois dizer que foi “durante o meu Governo” e bla bla bla e tal. Mas não gastam nada para manter o espaço, não existi nenhum tipo de suporte, e quando tem, não é o suficiente.

O Centro Cultural Oscar Niemeyer não é um caso único, isso se espalha pelo Brasil a fora. Quem é do Vale do Paraíba, principalmente de São José dos Campos, deve conhecer, ou já ouviu falar da obra do Teatro Municipal, e do Centro Integrado de Educação. Ainda estão em obras, mas já esta visível os aspectos citados acima, vai ser mais um Centro Cultural sem Cultura.

link do centro cultural Oscar Niemeyer: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/arquitetura763.asp

Link do Cardêarte: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/06/384589.shtml

Um comentário:

Unknown disse...

é Renan, triste ver esse exemplo de mau uso da arquitetura e de descaso com o povo e com a educação, usar como bazar um espaço cultural é de doer!