Para o deleite de Paulo Mendes da Rocha (xD), eis o projeto ganhador do 2° Prêmio Prestes Maia de Urbanismo (2006) e da 7ª Bienal de Arquitetura na categoria projetos não construídos (2007).
Transformação:
O Minhocão será transformado em uma inédita estrutura urbana e instituirá uma outra conexão entre a cidade e o seu entorno, entre os edifícios e sua implantação, interagindo com as condições existentes, complementando as redes de tráfego, o espaço cheio e o vazio. Ressurgirá sob novas formas de engenharia, de arquitetura e de espaços urbanos cuja expressão e representação será única e notável no contexto da cidade de São Paulo.
Criação de um Parque Suspenso
A cidade de São Paulo é de modo geral carente de parques. Na região do Minhocão isso se mostra evidente aos domingos e feriados, quando ele fica fechado para o tráfego de veículos e a população o utiliza para lazer, apesar da completa ausência de infra-estrutura para tal.
Sobre o túnel propomos um Parque público, com o mais variado programa: espaços de contemplação, mesas com jogos, playground, pistas de skate, ciclovias, espaços para apresentações e exposições ao ar livre, bancas de revistas, postos policiais e de informações turísticas, dentre outros. A infra-estrutura de apoio para seu funcionamento se localizará nos Edifícios de Acesso que, além disso, poderão abrigar cinemas, teatros, restaurantes, bibliotecas, escolas, galerias de arte, shoppings, livrarias, além de estacionamentos subterrâneos, incentivando a utilização deste espaço por visitantes de todas as classes sociais.
Criação de Galerias Laterais
Ao longo dos
Invólucro do Elevado e Desempenho Acústico
O Elevado Costa e Silva passa em vários pontos muito próximo às janelas dos edifícios do seu entorno, gerando um nível de ruído muito alto. Projetamos um invólucro metálico de fechamento, transformando-o em um túnel.
As vedações laterais terão níveis de opacidade diferentes durante o trajeto (sempre com o cuidado de não ofuscar a visão de quem dirige) para não entediar o motorista e enriquecer visualmente seu desenho na cidade.
O fato de criar um invólucro no Elevado já diminuirá consideravelmente o nível de ruído sonoro na vizinhança, mas o projeto prevê a utilização de painéis de concreto, forro acústico e atenuadores de ruído fazendo com que o conjunto inteiro da obra atenue cerca de 20dB (A) o ruído gerado, ficando na casa dos 48dB.
Bom...o projeto realmente vale a pena ser lido, existem muitas outras propostas interessantes feitas pelos arquitetos, mas realmente o Minhocão, ao menos ao meu ver, sempre vai ser um grande problema criado dentro da cidade de São Paulo devido a grande agressão que o mesmo causa na paisagem, mesmo que nas maquetes e projetos ele consiga ficar menos agressivo!
Fonte: Frentes Arquitetura – http://www.frentes.com.br/
Husky
Nenhum comentário:
Postar um comentário