quinta-feira, 28 de agosto de 2008

São Luiz e seu Patrimônio Perdido!!!!!!


Pááára Tudoooo... EU como uma estudante de arquitetura e aproveitando este meio de comunicação, tenho por obrigação de chamar a atenção de todos para estes acontecimentos e demonstrar minha indignação com o descaso da população brasileira e principalmente do governo com um PATRIMONIO DA HUMANIDADE!!!...issoo SÃO LUIZ é PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, e ninguém parece se preocupar com isso...segue a reportagem que me deixou revoltadíssima...



-------------------

São Luís pode perder título de patrimônio da humanidade

O Bom Dia Brasil já mostrou a depredação do casario do centro de São Luís (MA), patrimônio histórico da humanidade. Mas a capital maranhense pode perder esse título. Um representante da Unesco está na cidade.



A falta de investimentos tem um reflexo negativo para a imagem da cidade. Casarões históricos que já serviram de moradia para famílias ricas do século 18 e início do século 19 agora são apenas ruínas.



“Temos andado em outros países, como Itália e França, que também têm centros históricos, e vemos que o povo dá um valor muito maior”, compara o turista Carlos Chagas.


“Isso é a história da cidade. Se não for bem cuidada, pode desaparecer”, afirma a turista Cláudia Chagas.



Foi por causa do conjunto arquitetônico, das disputas que aconteceram no estado e dos costumes do povo maranhense que São Luis foi reconhecida como patrimônio mundial da humanidade.


A riqueza cultural, os detalhes das construções, os azulejos que vieram de Portugal e da França há mais de 300 anos estão ameaçados. É por causa dessa falta de cuidado com os casarões históricos que a Unesco poderá reavaliar o título concedido a São Luis em 1997.


“O processo de degradação do centro histórico de São Luis precisa ser estancado. Quem perde o título não é o município, é o Brasil. São Luis é patrimônio nacional e por isso é patrimônio da humanidade”, alerta o presidente do IPHAN Luiz Fernando de Almeida.


No Ministério Público Federal, há 58 ações contra donos de imóveis tombados pela Unesco. Os proprietários destruíram paredes internas para abrigar veículos, o que é crime. A polícia já fez operações para fechar os estacionamentos. Mas depois que terminam as vistorias, eles sempre voltam a funcionar.

Fonte
---------------------

Pessoal... fica aqui meu recado... VAMOS VALORIZAR MAIS, ISSO FAZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA....

2 comentários:

Unknown disse...

Putz...
Descaso ainda eh 'soh' mais uma prova de que ninguem tem nocao do peso que tal titulo possui...derrubar algo de 300 anos pra fazer estacionamento é de uma ignorancia sem tamanho!!!!!!!!!

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Pois é, isso é falta de tudo!
De educação patrimonial, de educação em geral mesmo, fiscalização e interesse do município.