o que se entende por grandes obras?...longa pausa..rs
uma das respostas pode ser que grandes obras não são aquelas que se destacam pelos seus m² e sim pelo até onde o termo arquitetura pode ser levado...longe de desmerecer obras e pessoas a serem citadas, cada qual tem seu valor obviamente, mas atente-se para o fato de proporções!
PS: incialmente isso é só pra fazer um trabalho chato²³ ter tido algum sentido em ser feito..rs
;D
Quando pensamos no leque de arquitetos famosos atualmente e no tipo de projeto que eles nos mostram temos o seguinte cenário: Arquitetos como Santiago Calatrava e Norman Foster que conseguem encarar e realizar qualquer tipo de projeto que aparecer a sua frente onde o resultado final será uma arquitetura que nos surpreende mais pela incrível capacidade, domínio do projeto arquitetônico e resultado final que se impõe sobre sua pessoa, do que uma arquitetura que tende a ser mais arquitetura, onde o impacto que eles nos causam é mais de ordem formal e megalomaníaca do que um impacto de sensibilidade, profundidade e reflexão.
Museu da Madeira
Tadao Ando surpreende. Não somente por ter sido autodidata, mas porque ele consegue fazer os menores projetos terem os maiores impactos sobre aqueles que observam seus traços e características arquitetônicas peculiares.
É simplesmente incrível como a simplicidade do traço e das formas do arquiteto alcança um tom inimaginável em seus ambientes através de elementos como à luz.
Interior Templo das águas!
Podemos questionar se tamanho minimalismo não acaba por deixar a funcionalidade de seus projetos muito evidentes, as vezes por fotos imaginar que o espaço poderia ter uma resolução um pouco mais trabalhada, mas depois de observar algumas obras já é possível identificar com clareza que Tadao Ando não é um arquiteto que busca surpreender por sua forma ou tecnologia utilizada em suas obras, o que ele realmente busca fazer é com que o observador realmente sinta o espaço, estimulando o pensamento e a reflexão, além de dar um novo sentido ao menos é mais de Mies Van der Rohe.
British Museum
Uma obra que exemplifica muito bem estes sentimentos e colocações é a Igreja da Luz construída em Ibaraki no Japão, 1989.
O projeto formalmente e funcionalmente é tão simples que é possível questionar como tal arquiteto conseguiu tamanho reconhecimento, mas passamos a entender melhor o porquê de tantos prêmios e respeito ao trabalho de Tadao quando olhamos qualquer foto que mostre o jogo de luzes que existe dentro da igreja, o que faz com que toda a grandiosidade impactantes do Vaticano seja reduzida a um simples suspiro perto do que tal imagem pode proporcionar com tamanha simplicidade, mas carregada de um sentimento maior e tocante muito grande.
Igreja das águas, Sapporo, 1988
Este fato de fazer as pessoas sentirem o espaço a nosso ver é o que de melhor Tadao Ando apresenta em seus projetos. Ao longo da pesquisa em todos os momentos houve questionamentos e reflexões sobre os espaços construídos pelo arquiteto o que nos fez concorda plenamente com o que o próprio arquiteto fala sobre o que é arquitetura para ele:
“A arquitetura diz respeito a um espaço circunscrito cuja criação tem dois objetivos. Um objetivo é um ideal; o outro, uma ambição. O ideal da arquitetura é formar um modelo do mundo. Sua ambição é despertar as sensibilidades humanas.”
É realmente difícil conciliar discurso e projeto quando se tem tais idéias em mente, mas Tadao Ando realmente conseguiu ao longo de sua carreira traduzir tais palavras em projetos idealistas que despertam as sensibilidades humanas, e só por isso já merece todos os prêmios que conquistou.
5 comentários:
éééé... com essa sua descrição realmente consegui admirar o trabalho do Tadao...porém continuo com a opnião do clean e de que eu não aguentaria mto tempo naqueles outros ambientes que você NÃO postou as fotos!! hAUIHAUIAUIa...
mais sim.. ele é um grande arquiteto e realmente admirável sua disposição autodidata!.. quem nem eu ensinei! hUIAHUIAHUIAHUHUAI
huahuhuahuahhauhuahuahuahuahu
nesse ponto do tempo em cada ambiente eu ei de concordar!!rs certos ambientes realmente sao sensivelmente pesados, num da pra ficar mto tempo naooo!!rs
ahuahuhuauhahua
sensívelmentes pesados! hAUIHUIAHUIAHUIUHAI só tu meRRRmo!!
Tadao Ando e Andando, é fera mesmo, lembro q no 1º ano de facul tive que fazer um trabalho sobre ele, e pirei (literalmente) sobre as ideias de Arquitetura de Negação, e Arquitetura de negação da negação, q Tadao usa para explicar os seus projetos. Coisa de loco... depois eu explico melhor isso..
Abraços
PS: Bom post Husky ^^
huahuahuahahuahhuahuahuaahuhuhuahua
exagerar eh com a gente msm!rs lol
xDDD
Postar um comentário