quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Atenção



Gostaria de pedir desculpas, pela desatualização do blog!


Como vocês devem ter percebido, esse blog é só formando por estudantes de Arquitetura, e como todo estudante... Falta tempo, trabalho em cima de trabalho.


O Husky esta fazendo o TG dele, tomando todo o seu tempo. Eu e Aninha, trabalhamos em outra cidade, e começou apertar por causa do Projeto, como sempre, um grande projeto feito em pouco tempo.


Então, quando tivermos mais um tempinho livre, voltaremos com mais Projetos e Criticas de sempre.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Ninja arithmetic

Existe um blog gringo chamado architecture mnp, ele possui uma categoria chamada ninja arithmetic, onde fazer comparações do vários projeto, somando, dividindo, entre outras coisas, resultando em um projeto mais bizarro ainda. Na verdade todos os projetos apresentado são reais, isso que torna mais interessante as fotos. Vou postar algumas fotos. se quiser ver mais clique aqui



toblerone X faca



Donut+ Lego


Masp + Queijo Suíço ...

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Sobre Tadao Ando!



Tadao Ando - Ganhador do Prêmio Pritzker 1995

Ok...
o que se entende por grandes obras?...longa pausa..rs
uma das respostas pode ser que grandes obras não são aquelas que se destacam pelos seus m² e sim pelo até onde o termo arquitetura pode ser levado...longe de desmerecer obras e pessoas a serem citadas, cada qual tem seu valor obviamente, mas atente-se para o fato de proporções!

PS: incialmente isso é só pra fazer um trabalho chato²³ ter tido algum sentido em ser feito..rs

;D






Templo das águas!

Quando pensamos no leque de arquitetos famosos atualmente e no tipo de projeto que eles nos mostram temos o seguinte cenário: Arquitetos como Santiago Calatrava e Norman Foster que conseguem encarar e realizar qualquer tipo de projeto que aparecer a sua frente onde o resultado final será uma arquitetura que nos surpreende mais pela incrível capacidade, domínio do projeto arquitetônico e resultado final que se impõe sobre sua pessoa, do que uma arquitetura que tende a ser mais arquitetura, onde o impacto que eles nos causam é mais de ordem formal e megalomaníaca do que um impacto de sensibilidade, profundidade e reflexão.




Museu da Madeira


Tadao Ando surpreende. Não somente por ter sido autodidata, mas porque ele consegue fazer os menores projetos terem os maiores impactos sobre aqueles que observam seus traços e características arquitetônicas peculiares.

É simplesmente incrível como a simplicidade do traço e das formas do arquiteto alcança um tom inimaginável em seus ambientes através de elementos como à luz.




Interior Templo das águas!


Podemos questionar se tamanho minimalismo não acaba por deixar a funcionalidade de seus projetos muito evidentes, as vezes por fotos imaginar que o espaço poderia ter uma resolução um pouco mais trabalhada, mas depois de observar algumas obras já é possível identificar com clareza que Tadao Ando não é um arquiteto que busca surpreender por sua forma ou tecnologia utilizada em suas obras, o que ele realmente busca fazer é com que o observador realmente sinta o espaço, estimulando o pensamento e a reflexão, além de dar um novo sentido ao menos é mais de Mies Van der Rohe.



British Museum


Uma obra que exemplifica muito bem estes sentimentos e colocações é a Igreja da Luz construída em Ibaraki no Japão, 1989.






O projeto formalmente e funcionalmente é tão simples que é possível questionar como tal arquiteto conseguiu tamanho reconhecimento, mas passamos a entender melhor o porquê de tantos prêmios e respeito ao trabalho de Tadao quando olhamos qualquer foto que mostre o jogo de luzes que existe dentro da igreja, o que faz com que toda a grandiosidade impactantes do Vaticano seja reduzida a um simples suspiro perto do que tal imagem pode proporcionar com tamanha simplicidade, mas carregada de um sentimento maior e tocante muito grande.




Igreja das águas, Sapporo, 1988


Este fato de fazer as pessoas sentirem o espaço a nosso ver é o que de melhor Tadao Ando apresenta em seus projetos. Ao longo da pesquisa em todos os momentos houve questionamentos e reflexões sobre os espaços construídos pelo arquiteto o que nos fez concorda plenamente com o que o próprio arquiteto fala sobre o que é arquitetura para ele:


“A arquitetura diz respeito a um espaço circunscrito cuja criação tem dois objetivos. Um objetivo é um ideal; o outro, uma ambição. O ideal da arquitetura é formar um modelo do mundo. Sua ambição é despertar as sensibilidades humanas.”


É realmente difícil conciliar discurso e projeto quando se tem tais idéias em mente, mas Tadao Ando realmente conseguiu ao longo de sua carreira traduzir tais palavras em projetos idealistas que despertam as sensibilidades humanas, e só por isso já merece todos os prêmios que conquistou.


Husky

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Prêmio Internacional de Projetos Impossíveis!

Eis os nomeados

1)



2)



3)

4)

5)



6)

7)



8)



9)



10)



11)




E o vencedor é ....


Parabéns a todos!

ahuhuahuahuahua

=P

Husky

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

GENTILEZA URBANA!!!

ANTES

DEPOIS

Ruy Ohtake em parceria com a prefeitura e moradores dos bairros da cidade de São Paulo,vêm proporcioando gentilezas urbanas pelas ruas, onde o arquiteto propõe em seu projeto formas e cores para as fachadas das residências admitindo criar uma nova identidade cultural e integrar os bairros distantes da cidade ao espaço urbano.

O projeto de revitalização do espaço urbano, inclui deste a pavimentação das ruas, a melhoria na infra-estrutura local e por último a pintura nas residências.

O mais interessante deste projeto, é que ele conta diretamente com a colaboração da comunidade local, como por exemplo a pintura das casas são feitas pelos próprios moradores, o que faz pensar que estes valorizarão mais a obra de arte, visto que é fruto do trabalho em comunidade, estes pintores são escolhidos pela própria comunidade que também passam por uma capacitação.

Agora eu aqui faço um pequeno comentário, PALMAS à RUI OHTAKE, pois é um grande arquiteto, e poderia estar focando seus projetos em áreas, digamos "seletivas", porém este ARQUITETO, realmente pensa na população e na qualidade de vida em um modo geral focando no que há de mais precioso, a percepção da comunidade local. O que também nos faz lembrar que arquitura e urbanismo não é somente aquele "espacinho ao redor" e sim um meio de proporcionar grandes gentilezas.

Parabéns!!!
Fonte: Globo

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

MAGNITUDE E COMPLEXIDADE...




Esta foi a idéia do arquiteto Christian de Portzamparc, que aceitou o convite de projetar a Sede da Orquestra Sinfônica Brasileira.A partir de suas reflexões sobre vazios e cheios, integração com o espaço urbano e geometrias que se completam, o Arquiteto concebeu a CIDADE DA MÚSICA, inspirado em grandes mestres brasileiros, entre eles, Oscar Niemeyer.



"COMO UMA GRANDE VARANDA"

Para Portzampac, um apaixonado pela música, trata-se mais de uma questão de filosofia estética. Explica que na Barra da Tijuca, a inexistência de uma marca, natural ou simbólica, convidava a criar uma presença forte, atraente, um tanto espetacular, mantendo, ao mesmo tempo, uma íntima relação com a cidade.

A concepção da forma livre na sua essência, simbólica nas referências e surpreendente nos visuais que oferece, está diretamente ligada a sensibilidade pela música, a dimensão do tempo musical na busca pela espacialidade e pela acústica perfeita.

A Cidade da Música terá aproximadamente 90 mil m² de área construída.

A estrutura compõe-se, basicamente, de duas lajes pararlelas, estruturadas internamente por uma grelha em concreto protendido.A edificação divide-se em quatro grandes conjuntos funcionais localizados entre os planos da esplanada e da cobertura.

A Grande Sala é o principal desses conjuntos. Os outros blocos abrigam os demais equipamentos: sala de música de câmara, sede da OSB, salas de ensaio e camarins, sala elétro-acústica, os cinemas, mídiateca e restaurante. Com as grandes estruturas em concreto armado, as paredes externas das fachadas serão em concreto aparente, com acabamento liso.








As rampas serão feitas sobre estrutura de estacas de concreto pré-moldado.
A estrutura de concreto e vidro, terá formas irregulares com paredes em forma de cilindro, cortadas em formas curvas, apoiadas em grandes lajes duplas trapezoidais.

A Prefeitura do Rio investiu R$ 518 milhões na construção da edificação, no mobiliário, sistemas de acústica, climatização, energia, segurança, redes de infra-estrutura geral, urbanização, paisagismo e obras viárias no entorno do complexo.

A construção foi iniciada em setembro de 2003 e será concluída no segundo semestre de 2008. O nome da Cidade da Música é uma homenagem ao jornalista e empresário Roberto Marinho, fundador da TV Globo e das Organizações Globo.




Mais Info...

PROJETO COMPLETO

Bjs...

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sistema Flare! Fachada Dinâmica!

Coisas de minha mente perturbada, mas eu realmente gosto de qualquer coisa que tenha interatividade ou dinamismo em um edifício...sei lá, talvez se cada edificio pudesse ter o poder de ser dinâmico e estar minimamente diferente cada dia, poderiamos ter uma cidade minimamente diferente todo dia! Seria menos monótono acho...mas enfim!

A promessa aqui é essa: " 'Flare' é um sistema modular que cria fachadas dinâmicas para qualquer prédio ou parede desejada. Atua como uma pele viva na fachada do edifício, proporciona expressão, comunicação e interatividade com o ambiente!"



Bom, ao menos é isso que promete a fabricante do produto!rs



O dinamismo funciona da seguinte forma: Cada peça de metal da fachada reflete um brilho diferente de acordo com sua posição em relação ao Sol.






Quando a peça, que é controlada por computador e pistões pneumáticos, se movimenta, suas faces são sombreadas e dessa forma acabam atuando como um pixel preto ou branco.



Dessa forma, por reflexão, podemos dizer que cada peça que compõe a fachada do edifício funciona como um pixel do seu monitor, onde quando eles se posicionam, diversas imagens podem ser formadas, sendo assim, você pode nunca ter uma fachada igual por diversas serem as possibilidades de desenho!



Pra saber mais clique aqui!

That's it!

Husky

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

São Luiz e seu Patrimônio Perdido!!!!!!


Pááára Tudoooo... EU como uma estudante de arquitetura e aproveitando este meio de comunicação, tenho por obrigação de chamar a atenção de todos para estes acontecimentos e demonstrar minha indignação com o descaso da população brasileira e principalmente do governo com um PATRIMONIO DA HUMANIDADE!!!...issoo SÃO LUIZ é PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, e ninguém parece se preocupar com isso...segue a reportagem que me deixou revoltadíssima...



-------------------

São Luís pode perder título de patrimônio da humanidade

O Bom Dia Brasil já mostrou a depredação do casario do centro de São Luís (MA), patrimônio histórico da humanidade. Mas a capital maranhense pode perder esse título. Um representante da Unesco está na cidade.



A falta de investimentos tem um reflexo negativo para a imagem da cidade. Casarões históricos que já serviram de moradia para famílias ricas do século 18 e início do século 19 agora são apenas ruínas.



“Temos andado em outros países, como Itália e França, que também têm centros históricos, e vemos que o povo dá um valor muito maior”, compara o turista Carlos Chagas.


“Isso é a história da cidade. Se não for bem cuidada, pode desaparecer”, afirma a turista Cláudia Chagas.



Foi por causa do conjunto arquitetônico, das disputas que aconteceram no estado e dos costumes do povo maranhense que São Luis foi reconhecida como patrimônio mundial da humanidade.


A riqueza cultural, os detalhes das construções, os azulejos que vieram de Portugal e da França há mais de 300 anos estão ameaçados. É por causa dessa falta de cuidado com os casarões históricos que a Unesco poderá reavaliar o título concedido a São Luis em 1997.


“O processo de degradação do centro histórico de São Luis precisa ser estancado. Quem perde o título não é o município, é o Brasil. São Luis é patrimônio nacional e por isso é patrimônio da humanidade”, alerta o presidente do IPHAN Luiz Fernando de Almeida.


No Ministério Público Federal, há 58 ações contra donos de imóveis tombados pela Unesco. Os proprietários destruíram paredes internas para abrigar veículos, o que é crime. A polícia já fez operações para fechar os estacionamentos. Mas depois que terminam as vistorias, eles sempre voltam a funcionar.

Fonte
---------------------

Pessoal... fica aqui meu recado... VAMOS VALORIZAR MAIS, ISSO FAZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA....

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Digital Water Pavilion!



Este projeto foi uma das sensações da Expo Zaragoza 2008 e tem como principal característica o fato de ter “paredes de água” controladas por computador! Por dentro abriga um café e um subsolo para exposição diversas!




O Projeto foi desenhado pelo escritório italiano Carlorattiassociatti e teve como base um projeto anterior desenvolvido pelo MIT (Massachussets Institute of Technology).


No geral o Digital Water Pavilion é um projeto com organização espacial flexível, com suas paredes de água possuindo sensores que detectam a aproximação de pessoas e são capazes de exibir textos e imagens em sua superfície, criando um espaço reconfiguravel, interativo e intercambiável.




Podemos dizer que o projeto só saiu do papel graças a capacidade de interação entre a tecnologia e a arquitetura, onde para que houvesse o perfeito controle das paredes foram instalados milhares de válvulas dispostas ao longo de uma estrutura tubular suspensa, tudo controlado por computadores e sensores que produzem as 'paredes' em forma de queda d'água ininterruptas que podem seguir padrões de impulsão para formar imagens e sensações desejadas como se fosse um grande monitor.





Idéia aparentemente simples, mas realmente de impressionar!rs


Fonte: Revista Arcdesign! Digital Water Pavilion - Site Oficial


Mais fotos e informações aqui! vale a pena! ;D


That's It!


Husky