quinta-feira, 13 de março de 2008

Adler Planetarium!




Ficha Técnica
Nome: Adler Planetarium and Astronomy Museam
Localização: Chicago (Sugar town haha xDD), Illinois - EUA
Data do Projeto: 1930
Fundador: Max Adler
Arquiteta: Ernest Grunsfeld
Projetor Atual: Zeiss Model VI

Trabalhando no TFG, que no caso é um Planetário, acabei encontrando esse exemplar de Sugar Town.

Poderia falar um monte de coisas sobre ele a respeito de forma, tecnologia e etc...mas o que realmente me fez até escolher este Planetário como um dos três estudos de caso obrigatorios que tenho que fazer no trabalho, é o fato do "o que motivou" um milionário a investir parte de sua fortuna nisso.



Para tanto é preciso ler o contexto da época. Em 1923, o Dr. Walther Bauersfeld, cientista e diretor da firma Carl Zeiss, da cidade de Jena na Alemanha, desenhou o primeiro projetor óptico que podia efetivamente criar a ilusão de um céu noturno. Usando luz produzida por uma intrigante máquina no centro de um quarto circular, ele pode projetar imagens dos corpos celestes na superfície da cúpula. Com essa inovação os planetários nasceram.

Em Chicago existia um certo senhor de grande fortuna chamado Max Adler, que queria investir em alguma coisa que contribuisse efetivamente no crescimento cultural de sua sociedade, mas não sabia como.

Foi então que em 1928 ele ficou sabendo de um instrumento que conseguia projetar em um cúpula todo o universo, e empolgado e fascinado com a idéia pegou sua esposa,a Arquiteta Ernest Grunsfeld, e partiu para a Alemanha com o intuito de aprender tudo que podia sobre o instrumento. Na Alemanha conseguiu todas as informações que queria e voltou ainda mais fascinado para Chicago, onde resolveu no que iria investir sua fortuna: na construção de um Planetário.


O que chama atenção nisso tudo, são os principios e sentimentos que Adler adotou para a criação e política do Planetário:

1 - Ele queria dar uma oportunidade de todos poderem conhecer mais sobre o universo, pois acreditava que tudo no universo estava relacionado, mesmo uns com os outros, por esse motivo ele sentiu que deveria fazer algo em prol do desenvolvimento de sua sociedade.

2 - Tão fascinado ficou com o tema 'astronomia' que resolveu criar um museu com objetos e instrumentos antigos que dizem respeito ao tema. Resultado disso pode ser visto em um dos maiores, mais completos e mais respeitados museus astronômicos do Mundo com objetos extremamente raros de tempos antigos.

3 - A Instituição cresceu no decorrer das décadas e hoje além de ser uma instituição reconhecida pelas suas modernas instalações quanto a projeção, é um dos mais respeitados centros de pesquisa e educação de astronomia que existe.

4 - A instituição tem uma política de instigar a curiosidade da mulecada a tal ponto de fazer diversos convites a escolas e promover diversas atividades gratuitas para atrair as crianças, pois acredita que hoje elas podem ser somente crianças curiosas, mas são elas que serão os exploradores e pesquisadores de amanhã.

5 - Além de incentivar as crianças, o Planetário tem uma política de manter e incentivar um quadro de mulheres na instituição. Essa política também se aplica com as minorias na sociedade, onde é aberto vagas para voluntários e qualquer um que esteja disposto a colaborar com a instituição.


Max Adler conseguiu através de uma simples motivação, construir uma instituição respeitada e muito preocupada em 'socializar o conhecimento' de um tema, que como o próprio observou, grande parte da população tem conhecimentos muito superficiais. Por isso, palmas pra ele.


Cena de projeção do projetor Zeiss Model VI!




mais das cenas que o projetor produz!

Husky

Nenhum comentário: