A China passou por um período, como posso dizer, parado no tempo, por causa da revolução cultural. Era uma Nação totalmente fechado para o resto do mundo.
A china moderna quer mostrar que é uma potencia, mas ainda possui vestígios do “socialismo”. Ainda existem estes cortiços.
Fotos extraídas do Blog Obvius: http://blog.uncovering.org/
2 comentários:
Simplesmente AMO esses cortiços!
...
De fato não é uma arquitetura planejada, desenhada e de idéias trabalhadas. É meio desorganizado em alguns casos, simples demais e para os olhos de muitos uma visão feia.
Esse aglomerado de pequenos cômodos formando minúsculas habitações uma ao lado da outra foram construídas com o intuito de dar um teto à alguém, não de serem vistas e apreciadas, passando longe de sua arquitetura ancestral (belos templos, detalhes, esculturas e ornamentações luxuosas).
Tal arquitetura apenas surge, e com o tempo vai compondo e sendo parte de um todo.
Sempre me fascinei com tudo que envolve o continente asiático. E esses cortiços são mais que prédios "feios" que denunciam um lado político da China, são parte dela e do que ela foi (ou ainda é), de beleza singular.
Ok, mas as construções Chinesa, você primeiramente precisa pegar o contexto do período da obra, imagine a China durante durante a Ditadura Comunista, a construção possuiu um planejamento, um desenho arquitetônico, o unico problema foi a somatório de superpopulação, com a falta de manutenção.
E para ser Sincero, a melhor Arquitetura Asiática, em minha opinião é a Japonesa.
Postar um comentário