segunda-feira, 10 de março de 2008

A Cidade Dentro De Um Muro!

Condomínio Grand Splendor - Construtora Terra Simão - SJCampos - SP

Olá,

Venho aqui desabafar sobre essa grande invasão de Condomínios Fechados nas grandes cidades ou melhor sobre estas grandes Ilhas de isolamento e/ou confinamento cada vez mais frequentes e característicos de população de classe média alta à classe alta.

Pois é, fico indignada com o crescimento destes condomínios, sejam eles verticais ou horizontais. Não é por menos também que isto ocorra, conforme a atual situação do país, onde vivemos sempre com medo e preocupados com a falta de segurança nas ruas e bairros. A tendência da população é de cada vez mais se isolar nestes condomínios que acabam oferencendo grandes estruturas para lazer (piscinas, quadras de tênis, basquete, volei, playgrounds, churrasqueiras, pista de cooper, academias, cinema, living, lan house...e blá blá blá!), segurança (praticamente um "Big Brother" urbano), estacionamentos para 2 a 5 carros - um pra cada integrante da família, incluindo o bebê que está ainda pra nascer! - a ilusão de que você mora em meio a uma floresta com tantas árvores e espelhos d'água - que se fossem para "pobres" com certeza eles confundiriam estes espelhos d'água com a piscina - ou seja, uma realidade totalmente imposta e oportunista.

Deixo claro que os projetos são sensacionais e que este condominio Grand Splendor é com certeza uma grandiosidade para a cidade, e traz com ele uma "revolução" com o jeito de morar (se podemos caracterizar assim!), porém vai de encontro com as minha idéias e/ou ideais, pois Eu como uma amante do Urbano, da loucura do trânsito, das famosas pracinhas com bancos de madeira e aquela loucura de crianças correndo de um lado pra o outro, como forma de conhecer sua cidade e traçar história a cada trajeto diferente, fico assustada ao imaginar como serão as cidades daqui pra frente. Será que se tornarão grandes vazios? E o Planejamento Urbano, vai planejar o que mais além de ruas para suportarem esta quantidade de carros que as pessoas terão que comprar para utilizarem em seus estacionamentos?

Grandioso e Lamentável....e fica a dúvida então: Como será descobrir a cidade vendo um pôr-do-sol atrás de muros?!

Questão de Opinião!

2 comentários:

Renan disse...

Muito bom post Aninha.
Parabens.
É lamentavel, mas real, na necessidade de segurança, acaba morando em um presidio.

Unknown disse...

Excelente post Aninha!!!!!!!!!
Parabens! =D
pode-se dizer tambem que se investe em segurança e alienação individual ao invés de educação e informação coletiva. Os investimentos e esforços para criar maiores e mais luxuosos condominios seriam muito melhor aproveitados se fossem aplicados em medidas que efetivamente contribuissem para sanar as razoes da criacao dessas aberracoes urbanas, mas que lucro teriam assim!?. É triste, mas bem-vindo de volta a idade média, cada feudo feito um condominio, cada condominio feito uma segregação.